quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prisão de ventre - você se alimenta corretamente para evitá-la?

Seja a primeira a comentar
Por Vila Equilibrio
Prisão de ventre

Intestino preguiçoso, mal que antige muitas mulheres. Hábitos errados, como dieta pobre em fibras, má alimentação, sedentarimo e até pouca ingestão de água contribuem para a prisão de ventre, esta responsável pelo inchaço, irritação e sensação de empachamento.

Publicidade

Faça o teste e veja se os seus hábitos estão contribuindo para isso. Basta responder as perguntas e contar o número de respostas afirmativas.

1- Você consome de 2 a 3 frutas por dia?
2- Você bebe de 1.5 a 2 litros de água por dia?
3- Quando vai se alimentar, você dá preferência aos alimentos tradicionais, refinados e aos alimentos integrais?
4- Você vai ao banheiro menos 3 vezes por semana?
5- Na sua alimentação diária você inclui salada de folhas e legumes?
6- Quando vai comer um sanduíche, você prefere aqueles naturais do que sanduíches com molhos e carne vermelha e queijos amarelos?
7- Semanalmente você consome mais preparações cozidas, grelhadas e refogadas do que frituras?
8- Você consome com freqüência leites fermentados com lactobacilos?

Resultado

De 0 a 2 Sim - Cuidado! Você não está se alimentando bem.

Algumas atitudes inadequadas quanto à alimentação podem ocasionar problemas de saúde, como a obstipação intestinal - a conhecida prisão de ventre. Procure modificar seus hábitos alimentares, incluindo uma alimentação rica em fibras e uma ingestão maior de água para ter uma vida mais saudável e um intestino funcionando regularmente.

De 2 a 5 Sim - Você está no caminho certo, mas pode melhorar!

Para propiciar o ambiente ideal para seu organismo trabalhar de forma otimizada, incluindo a regulação intestinal é importante acrescentar alguns hábitos saudáveis. Comece já a adicionar na sua alimentação os alimentos que estão faltando como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leites fermentados e não se esqueça de beber muita água.

De 5 a 8 Sim - Parabéns! A sua alimentação é 10!

Você colabora com seu intestino, comendo os alimentos necessários para o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo. Dessa forma, você proporcionará um ambiente saudável para o seu organismo por toda a vida. Continue assim!

Dicas para uma alimentação saudável:

1- Consumir de duas a três frutas por dia: essa quantidade de frutas é adequada para fornecer vitaminas e minerais ao organismo, além da porção de fibras que auxilia o trânsito intestinal.

2- Beber de 1.5 a 2 litros de água por dia ajuda a aumentar o volume do bolo fecal (fezes) e facilita sua passagem pelo intestino.

3- Os alimentos integrais não sofreram o processo de refinamento, por isso possuem mais fibras e nutrientes em geral do que os alimentos que passaram por este processo.

4- A diminuição no número de evacuações é um sintoma de obstipação intestinal, a chamada prisão de ventre.

5- Alimentos ricos em fibras são as hortaliças (verduras e legumes). Elas estão presentes no material fibroso, no talo, nas folhas externas das verduras e nos legumes crus.

6- Os alimentos gordurosos são pobres em fibras, o que acarreta um maior tempo no intestino.

7- Os alimentos que são preparados fritos, absorvem mais gordura. E os alimentos gordurosos não são ideais para proporcionar um bom funcionamento intestinal.

8- Os leites fermentados auxiliam o organismo a manter no intestino uma microflora saudável, tendo um equilíbrio positivo entre as bactérias importantes e as bactérias patogênicas (que podem causar doenças).

Teste elaborado por Cyber Diet...

Bjus... LUiza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin